Michael Solomon apresenta a relação do consumidor com as marcas no ambiente virtual – Paranashop

Solomon detém um currículo extenso no estudo do comportamento do consumidor e possui um conhecimento invejável dos conceitos de branding – atualmente é professor de Marketing e Diretor do Centro de Pesquisa do Consumidor Saint Joseph’s University (EUA) e professor de Comportamento do Consumidor da Universidade de Manchester, do Reino Unido – e afirma que as empresas ainda estão experimentando as possibilidades de interação das marcas com a nova geração de consumidores online.

Segundo o especialista, a maioria das empresas ainda tem ressalvas para investir pesadamente no ambiente virtual. “Elas sabem que é um ambiente difícil de ser controlado e ainda vêem com receio a questão de não ter o controle da própria marca, sobre as repercussões que as ações podem tomar”, revela. “É a velha questão risco versus controle, mas em um novo cenário”, complementa.

O tema da palestra “A Marca Que Não Está Lá: Plataformas Virtuais e Estratégias de Marketing” é uma comprovação disso. “As marcas ainda não se renderam totalmente a este mercado, e desconhecem o retorno que ele pode trazer para criar um vínculo sólido com a nova geração de consumidores”, afirma.

Novas estratégias – Para Solomon, o acelerado crescimento da segmentação de consumidores no mercado exige que as marcas desenvolvam estratégias diferentes para dizer quem é, em contrapartida, os consumidores estão cada vez mais associando as marcas ao seu estilo de vida, e fazem parte da sua própria identidade. “Na nova geração de consumidores existe um fenômeno que podemos classificar como uma segunda personalidade digital, quem você é online e quem você é offline”, afirma.

No campo acadêmico, as novas engenharias tecnológicas exigem que se faça uma revisão dos conceitos de branding e das estratégias de marketing, considerando um alinhamento das ferramentas virtuais às tradicionais ações de promoção de produtos e marcas.

O professor explica que existem quatro zonas da mídia social, a de Construção do Relacionamento, como o Orkut e Facebook; a Comercial, com ações promocionais e de vendas como o Groupon; a de Conteúdo, com informações jornalísticas via Twitter e blogs e a de Entretenimento, partindo para o universo cultural e de games para estimular a interatividade. “Esses quatro pontos devem ser levados em conta na construção de uma estratégia de marketing e comunicação para atingir a nova geração de consumidores, tanto no mundo virtual como no real, pois eles estão nos dois lugares a todo o instante”.

Mais informações sobre Michael Solomon

O professor Solomon é um grande colaborador da mídia e é frequentemente citado em revistas e jornais de grande circulação nacional nos Estados Unidos: Newsweek, The New York Times, USA Today e The Wall Street Journal. O especialista participa de programas de rádios e TV para comentar sobre múltiplos assuntos ligados ao comportamento do consumidor, incluindo “The Today Show”, “Good Morning America”, CNBC, Channel One, “Inside Edition”, “Newsweek on the Air” e também no The Wall Street Journal Radio Network.

O livro “Comportamento do Consumidor”, que já está na oitava edição, é amplamente utilizado em Universidades e Escolas de Negócios na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália. “Real People, Real Choices”, é outra obra que conquistou grande sucesso, é um dos cinco livros de Princípios de Marketing mais adotado em todo o mundo.

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